Início » Matemática » O Numero PI, na Bíblia Sagrada

O Numero PI, na Bíblia Sagrada

Antigos

Discrepância numérica na Bíblia? (Medidas)

PI na Bíblia

Na matemática, \scriptstyle{\pi} é uma proporção numérica que tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro; por outras palavras, se uma circunferência tem perímetro \scriptstyle p e diâmetro \scriptstyle d, então aquele número é igual a \scriptstyle p/d. É representado pela letra grega π. A letra grega π (lê-se: pi), foi adotada para o número a partir da palavra grega para perímetro, “περίμετρος”, provavelmente por William Jones em 1706, e popularizada por Leonhard Euler alguns anos mais tarde. Outros nomes para esta constante são constante circular, constante de Arquimedes ou número de Ludolph. O valor de \pi pertence aos números irracionais. Para a maioria dos cálculos simples é comum aproximar {\pi} por 3,14. Uma boa parte das calculadoras científicas de 8 dígitos aproxima \pi por 3,1415926. Para cálculos mais precisos pode-se utilizar \pi \cong 3,1415926535897932384626433832795028841971693993751058 com 52 casas decimais.3 Para cálculos ainda mais precisos pode-se obter aproximações de \pi através de algoritmos computacionais.

pi2

No estudo da historia os Gregos em 250 A.C. já tinham chegado ao valor de 22/7, que é: 3,142857. O valor atual é de: 3,141592653589793…, conforme imagem acima. Agora a Bíblia também trata do numero PI, é claro porque quem criou o universo também criou as constantes. Deus esclarece na sua palavra apenas o que nós entendemos e medimos, Uma das coisas foi o número PI. Em I Reis 7:23 nós diz que Salomão- 1009 a 922 a.C. (Bem antes que os Gregos). Ordenou a construção de um mar fundição. Conforme abaixo:

pi3
Fez mais o mar de fundição, de dez côvados de uma borda até à outra borda (diâmetro interno), perfeitamente redondo, e de cinco côvados de alto; e um cordão de trinta côvados o cingia em redor (perímetro externo). 1 Reis 7:23

Este mar de fundição nada mas era do que uma meia esfera, e nos da informações bastante importante veja abaixo:

pi4

Então nós temos a mediada do diâmetro e perímetro.

pi5

Se calcularmos 30/10 o resultado será igual á 3,0 e vocês podem dizem: “OLHA A BÍBLIA É TOTAL MENTE INADEQUADA!”. Com base que o valor de PI é 3,14, o valor de 3,0 não é aceitável. Claro que não podemos esquecer o versículo 26a de I Reis 7 que diz: A espessura do tanque era de quatro dedos (algumas versões falam de palmo ou uma mão) em torno de 10 cm ou 0,1 m, esse valor foi dado por Deus justamente por que não podemos dividir o perímetro externo pelo diâmetro interno.

Uma mão ou 4 dedos medem 10 cm conforme figura acima

Uma mão ou 4 dedos medem 10 cm conforme figura acima

Podemos conferir no link utilizando sua própria mão: http://www.reguavirtual.com/

Agora com o valor da linha que Deus traçou no qual foi por dentro, NA BORDA ou seja DIÂMETRO INTERNO, e a espessura o cingia em redor, PERÍMETRO EXTERNOagora temos que subtrair o tamanho da borda para igualarmos o DIÂMETRO INTERNO, pelo PERÍMETRO INTERNO.

Abaixo convertermos os côvados para metros(m) para realizarmos a equação.

pi6

Então nós temos mais informações para nossa equação conforme a imagem abaixo nos mostra:

pi7

Muito impressionante encontramos os 3,14 que é o padrão aceitável. A Bíblia é correta nas coisas em que podemos testar, para garantir aquelas em que eu não posso testar. (Dr. Adauto Lourenço) Texto: Wikipedia, Dr. Adaptado Dr. Adauto Lourenço otiliojr@gmail.com


19 Comentários

  1. Giorgio Borba disse:

    Por favor, me esclareça algumas dúvidas.
    4 dedos dificilmente somam 10 cm, a não ser que você queira dizer 4 polegadas. Uma polegada é igual 2,54 cm.
    E qual seria a medida correta da borda do tanque,
    4 dedos ou 1 palmo?
    A medida de 1 palmo é 22 cm.
    Então, seguindo o seu cálculo Pi seria 3,325123.

    Como você chegou ao número 0,10 m?

    • Olá Giorgio,

      Na Bíblia como foi dito no post “A espessura do tanque era de quatro dedos (algumas versões falam de palmo ou uma mão), realmente um palmo ultrapassaria os 0,10cm e 4 polegadas ficaria inferior a media correta, então pegamos uma medida equivalente neste caso ‘4 dedos’ no qual em alguns homens chegam a 10cm mas também podemos medir por uma mão com os dedos bem próximos, conforme a imagem atualizada no post.

      • Giorgio Borba disse:

        Boa tarde

        Mesmo com a correção feitas por vocês, ainda não estou convencido.

        Porque você disse que ” 4 polegadas ficaria inferior a media correta, então pegamos uma medida equivalente neste caso ’4 dedos’ no qual em alguns homens chegam a 10 cm “. Porém 1 polegada é igual a 2,54 cm, então 4 polegadas são 10,16 cm. Mesmo assim não há uma certeza da medida exata, porque não sabemos qual o equivalente do palmo deles no sistema métrico atual. Então esse valor pode variar. E mesmo que houvesse um consenso sobre a medida da borda, sua fórmula para o calculo de Pi não funcionaria.

        Siga o meu raciocínio, se eu tenho um tubo com 31,415 m de perímetro externo e 10 m de diâmetro externo, e com 25,132 m de perímetro interno e 8 m de diâmetro interno. As paredes do tubo medirão 1 m.
        Usando a sua fórmula:
        Pi = Perímetro externo / [Diâmetro externo – ( 2 x Medida das paredes)]
        Pi = 31,415/[10-(2 x 1)]
        Assim Pi = 3,926990817
        Então Pi variaria conforme a espessura da parede do círculo.

        O mudando um pouco os termos de sua fórmula ela fica assim:
        Pi = Perímetro externo / Diâmetro interno
        Que oferece o mesmo problema da anterior, o valor de Pi muda conforme a diferença entre Diâmetro externo e interno.

        Por tanto, a forma de calcular Pi da bíblia não esta correta.

        Obrigado

      • Realmente foi um equívoco ao afirmar q 4 polegadas seria inferior a 10cm, porém o que estamos relatando no post não é o fato de que encontramos uma fórmula para encontramos nº PI na bíblia e sim que as medias que DEUS passou para Salomão são medias exatas de um raio perfeito.
        Não podemos aplicar a fórmula utilizada a qualquer valor desde que já sabemos que a fórmula para encontrar o PI é PI=perímetro/diâmetro, e se os valores forem inexatos o valor de PI será diferente de 3,14 somente.

        A fôrmula:PI=perímetro/diâmetro é cabível a subtração de (2 x borda) no diâmetro porque foi um valor passado posteriormente por Deus e para chegarmos ao número PI correto temos que subtrair a medida da borda.

    • Alan disse:

      Minha mão deu 10cm. Acredito então que o tamanho normal seria 10cm.

    • Carlos Augusto disse:

      Nas mãos de nanicos como a nossa cara nunca dará 10 cm . Agora ta-se falando mãos do rei Salomão que Deus conhece as medidas muito bem , pois foi referencial.Então ta tudo certo. Depois a bíblia não quer ensinar fórmulas matemáticas é apenas uma descrição da metodologia que construtor deveria seguir.O importante é que a espessura definia a dimensão e cobriria quaisquer impressões,é como se eu mesmo sendo engenheiro, acharia inútil questionar se a resistência do material resistiria as pressões laterais do líquido. Tudo esta completo e feito da melhor pratica possível. E perfeito como Deus aprovou, quando Sua glória inundou o templo. Os engenheiros da época ganharam aprovação da obra do Autor o Arquiteto do Universo

  2. Anonimo ateu disse:

    kkkkk crentes…

  3. Giovanna Di Angelis Valente disse:

    DE TEMPOS EM TEMPOS A COISA MUDA. NADA DO QUE FOI SERÁ (Lulu Santos). BEM A MATEMÁTICA TEM 3 ELOS PERDIDOS. POR QUESTÃO DE SEGURANÇA VOU CITAR APENAS 2, QUAIS SEJAM OS 3 ALGARISMOS DO SISTEMA TRÍZIO, O SISTEMA DECIMAL É REMANESCENTE, (Anuncio antecipadamente a queda do sistema decimal),
    O PI E OUTRO. VEJA O ARTIGO 332 DO CPCB.
    Obrigada – Giovanna Di Angelis Valente

  4. Leandro disse:

    Muito bom… Deus é O Grande Criador! Sou estudante de matemática da UNIMEP e gosto muito de pesquisar outras ciências… Tudo aponta para Deus cuidador que breve voltará!

  5. Na época de Salomão, todas as civilizações usavam aproximações fracionárias para o PI. Salomão usou a aproximação usada pelos Fenícios PI=3. A ideia de número irracional é um conceito recente. O PI além de ser irracional é transcendente. Veja em: http://www.profezequias.net/circular.html

  6. Sou cristão e acredito que trabalhavam com aproximações ou algo assim pois esse cálculo aí está errado. Levando a largura do tanque de 4 dedos em consideração vc aumenta o diâmetro e não o diminui, daí fica
    13,5/4,5 + 2x(0,1) e piora mais ainda a situação.

    • Antônio disse:

      Cara, faz assim: tenta calcular aí.

      Só observe que o cálculo apresentado está com a fórmula tradicional (P=2πR) alterada, porque nela estamos extraindo o π (ele está sozinho depois do igual).

      Agora vai lá. Respira e coloca a caneta no papel.

  7. Uma boa explicação que encontrei é que em 1Rs 7:26 diz que e a borda era como a de um copo, como flor de lírio; daí o diâmetro pode ter sido medido por cima e a borda sendo mais larga daria a diferença.

    • Pimônio..... disse:

      Pi….. número misterioso……….. começa com 3,….. que pode significar a trindade, dias para ressurreição etc…. mas o mais sinistro é que se pegar os 144 dígitos após a vírgula, isto é 12(Tribos) x 12(Apóstolos)….. e somá-los, dá …………………. tantanatn………….. 666……. labassuriacantarema…………

    • Marcílio disse:

      Vá no grego e italiano, matera é mãe, materazza é dedicado à mãe ou materna.
      Assim, pizza é dedicado à pi, e pi do egípcio é deuses.

  8. Marcilio disse:

    Fiz o teste do pi, sem uso de integrais, com tubo de cera e a constante deu 3,224699

  9. Victor Henrique Gonçalves disse:

    .Olha o crentelho fazendo malabarismos para tentar justificar a absurda e hilária inerrância bíblica. Entendam: a Bíblia é uma piada em termos de ciência.

  10. Galeas disse:

    (3*111)/106 = 3.1415 esta codificado el valor en el alfabeto hebreo, 1 Reyes 7:23

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: